sábado, dezembro 02, 2006

POPULAÇÃO DO BAIRRO DOS LÓIOS VAI “INAUGURAR” A EXTENSÃO DO CENTRO DE SAÚDE!...

NO PRÓXIMO DIA 7 DE DEZEMBRO, PELAS 18:00 HORAS, POPULAÇÃO DO BAIRRO DOS LÓIOS VAI “INAUGURAR” A EXTENSÃO DO CENTRO DE SAÚDE!...

A construção da Extensão do Centro de Saúde de Marvila resultou de um diálogo entre Associação Tempo de Mudar e a Vereadora que detinha o Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa, numa reunião ocorreu no ano de 1999, que permitiu desbloquear a construção dos Equipamentos Sociais do Bairro dos Lóios.

Por iniciativa do Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Lisboa, a construção do mesmo iniciou-se no ano 2000.

Entre os anos de 2003/2004, a Câmara Municipal de Lisboa, substituiu-se à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – ARSLVT, mandando executar um projecto, no interior do referido edifício, elaborado por esta última entidade.

No dia 30 de Novembro de 2005, a ATM fez uma intervenção numa Sessão Pública da Câmara Municipal de Lisboa, onde questionou o Presidente sobre a data prevista para abertura do mencionado equipamento de saúde. A resposta foi dada pelo Vereador do Pelouro da Acção Social, Sérgio Lipari, que informou que a abertura desta Extensão do Centro de Saúde de Marvila estava prevista para o primeiro trimestre do corrente ano de 2006.

Na sequência de contactos com esta Associação, o Grupo Parlamentar do CDS-PP, sobre este assunto, apresentou, em 11 de Julho de 2006, uma Moção à Assembleia Municipal de Lisboa que foi aprovada por unanimidade.

Depois de várias iniciativas desta Associação, bem como, do Grupo Comunitário (que integra representantes de diversas entidades que exercem as sua actividade social, designadamente, nos Bairros dos Lóios, Flamenga e Armador) junto da ARSLV, no passado mês de Outubro, recebemos, da parte da mesma, um ofício informando-nos (...) “que ainda está em estudo o fim a dar ao referido equipamento”.

Desta resposta da ARS de Lisboa e Vale do Tejo (pasme-se!) concluiu-se, pois, que ao fim destes anos todos, ainda não sabem o que fazer com um edifício que foi construído, pela Câmara Municipal de Lisboa, com dinheiros públicos e comunitários para um Centro de Saúde e de acordo com recomendações / projecto desta ARSLVT.

No próximo dia 7 de Dezembro, 5.ª feira, às 18:00 horas, a população do Bairro dos Lóios irá concentrar-se junto das instalações destinadas à Extensão do Centro de Saúde Marvila, sitas na Rua Pedro José Pezerat, Edifício Cor-de-Rosa, para fazer “a sua inauguração”, como forma de protesto, pela forma como todo este processo tem estado a ser [mal] gerido.

Para este evento contamos já com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. José Sá Fernandes, além de outras individualidades.

Lisboa e Bairro dos Lóios, 02 de Dezembro de 2006

A Direcção da A.T.M.