quarta-feira, dezembro 06, 2006

Fundação D.Pedro IV culpa câmara pela degradação do Bairro dos Lóios

Foi publicada uma notícia no "Diário de Notícias", na qual, a Fundação D. Pedro IV culpa a Câmara Municipal de Lisboa pela degradação do Bairro dos Lóios. É curioso que na aplicação de valores de rendas, a Fundação considerou o estado de conservação dos fogos como bom, no entanto para receber um subsídio, admite que os mesmos estejam em mau estado.

A Fundação D. Pedro IV acusa a Câmara Municipal de Lisboa (CML) da degradação dos bairros dos Lóios e das Amendoeiras, em Chelas. Segundo a fundação, proprietária dos edifícios desde Fevereiro de 2005, basta que a autarquia dê luz verde ao protocolo que a fundação assinou com o Instituto Nacional da Habitação (INH) para proceder à requalificação das zonas.

"A 27 de Dezembro de 2005, a fundação apresentou uma candidatura ao INH, no âmbito do programa Prohabita. O protocolo de financiamento do INH à fundação tem de contar com a participação da câmara. Como esta não deu nenhum passo, não foi possível meter mãos à obra." A explicação é do presidente do conselho de administração da fundação, Vasco Canto Moniz, solicitando o okay, para requalificar os 1400 fogos.

Orientando-se pelo levantamento que a CML fez em 2003, Canto Moniz diz que a prioridade é "reparar coberturas e paredes; substituir janelas e elevadores e arranjar as condutas da água, esgotos e electricidade". Ao DN, fonte do gabinete do vereador da Habitação Social, Lipari Pinto, disse que "ainda não houve tempo para pegar no dossier".

In "Diário de Notícias", 6 de Dezembro de 2006