terça-feira, agosto 29, 2006

Centro de Saúde de Marvila está construído há dois anos e não abre...

Porquê?

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou por unanimidade uma proposta do CDS-PP que questiona a câmara sobre os motivos que impedem o funcionamento do Centro de Saúde de Marvila, cujo edifício está construído há dois anos.

“Existe em Lisboa um edifício destinado a um centro de saúde que está concluído há dois anos, ainda não foi aberto ao público e já sofreu obras de conservação”, afirmou Carlos Barroso, do Grupo Municipal do CDS-PP, adiantando ainda que foi alvo de actos de vandalismo há poucos dias.

Na moção, os deputados municipais afirmam que o Centro de Saúde está situado num dos extremos da freguesia, “em local de difícil acesso e sem transportes públicos próximos, sendo uma infra-estrutura subdimensionada quer ao nível as instalações, quer ao nível de recursos humanos e de meios técnicos auxiliares de diagnóstico”.

Reconhecendo a necessidade da criação de uma extensão que permitisse garantir melhores condições de acesso à saúde, a Câmara Municipal de Lisboa iniciou em 2000 a construção da extensão de um centro de saúde no bairro do Lóios com o financiamento do Fundo Social Europeu, que irá servir os bairros do Lóios, Flamenga e Armador, abrangendo cerca de 16 mil moradores.

“No entanto, apesar de se encontrar, aparentemente, totalmente concluído, o centro de saúde está fechado e a degradar-se”, salientam. Por outro lado, toda a zona envolvente necessita de uma intervenção no espaço público de modo a garantir a boa acessibilidade ao centro de saúde.

Os deputados municipais vão solicitar agora à câmara que diligencie junto da Administração Regional de Saúde (ARS) para que dote o edifício de meios técnicos e humanos e elabore um projecto de requalificação do espaço público na zona envolvente da futura extensão do centro de saúde e do equipamento social ali existente.

In "Expresso do Oriente", Agosto de 2006