sábado, maio 19, 2007

Moradores dos Lóios apresentam queixa

A Comissão de Inquilinos do IGAPHE no Bairro dos Lóios apresentou, dia 16 de Maio, uma queixa junto do Tribunal de Contas sobre a gestão da Fundação D. Pedro IV, informaram os moradores através de um comunicado. Na queixa, solicita-se que o Tribunal de Contas fiscalize as utilizações de verbas pela administração da Fundação, sobre a qual recaiem as suspeitas de que poderão estar a ser desviadas para outros objectivos, em prejuízo do erário e das finanças públicas.

"A utilidade pública da Fundação D. Pedro IV como Instituição Particular de Solidariedade Social que recebe verbas do estado, torna-se altamente questionável devido às suspeitas de ilegalidades que recaiem sobre a mesma Instituição", consideram os moradores, acrescentando que a utilização abusiva de verbas da Fundação D. Pedro IV foram suscitadas pela primeira vez através de um relatório realizado pela Inspecção-Geral da Segurança Social entre 1996 e 2000, "que propunha na altura a extinção da referida Fundação e que reportava um mau uso das verbas da instituição em proveito próprio dos seus administradores.

" O referido relatório foi ignorado na altura pelo então Inspector da Segurança Social, o juiz Simões de Almeida, no entanto, encontra-se presentemente a ser objecto de inquirição do ministério público.